logo_revistavaloriza_250px.png

Bacalhau à Lagareiro
by A Quinta do Bacalhau

Prato típico português, o Bacalhau à Lagareiro é uma das receitas mais veneradas em Portugal. Muito antes dos portugueses avistarem o Brasil, o bacalhau já fazia parte de sua culinária. Ao salga-lo, sua durabilidade era extremamente maior que os outros alimentos. Assim, nas longas viagens pelo mar, o bacalhau era um dos principais pratos dos navegantes. Foi assim, que ao chegar no Brasil, uma típica comida portuguesa começou a ser conhecida. Porém, somente anos depois, com a chegada a Família Real Portuguesa, que esse costume pelo bacalhau, foi se tornando também uma tradição brasileira. Hoje em dia é um prato típico em duas épocas do ano, Natal e Páscoa. A batata e os legumes vieram com os espanhóis, complementando o prato.

 

foto_lado_gastronomia_01.jpg

Ingredientes
1 quilo de bacalhau salgado
6 ovos caipiras
30 mini batatas
Azeite extravirgem
12 folhas de louro
Sal grosso
Sal
Pimenta do reino
100 gramas de manteiga
3 pimentões verdes
4 cebolas grandes com pele
2 colheres de alho picado
8 dentes de alho amassados
1 gema
Suco de 1 limão
16 azeitonas pretas portuguesas
Pimenta do moinho
Folhas de salsa

ANTES DO PREPARO
Dessalgue o bacalhau durante um período de 4 a 5 dias na geladeira, trocando a água com gelo diariamente.


MODO DE PREPARO
Ovos:ferva uma água sem sal; coloque os ovos na água fervente; deixe cozinhar de cinco a seis minutos e retire com cuidado. Coloque na água bem fria; deixe na geladeira por 6h; descasque dentro da água com cuidado (deixe na água).

Batatas ao murro:tempere as mini batatas com azeite e sal grosso; coloque num tabuleiro em cima de uma cama de sal grosso; asse de 20 a 30 minutos no forno a 180°C coberto de papel alumínio; depois de assadas, guarde 4 batatas (para o molho aioli); amasse as outras com a mão (ao murro); frite só de um lado numa frigideira com azeite e tempere; frite no mesmo azeite as folhas de louro.

Bacalhau e Legumes:pincele as postas de bacalhau com manteiga; coloque em uma grelha de peixe e leve a churrasqueira por aproximadamente de 10 a 15 minutos (lado da pele primeiro). Após grelhado, abra o bacalhau em lascas (tirando pele e espinhas).Coloque os pimentões e cebolas num espeto e queime na brasa; retire a pele dos pimentões depois de queimado e corte em tiras longas; descasque as cebolas depois de queimado e corte em fatias.

Molho Aioli:descasque as batatas; amasse no pilão junto com o alho, a batata, o sal, a pimenta-do-reino e a gema.Acrescente devagar o azeite até ficar como uma maionese; tempere com gotas de limão.


MONTAR O PRATO
Coloque numa travessa as batatas e o azeite com louro; depois uma camada de cebolas, pimentões e alho; logo em seguida, as lascas de bacalhau.Coloque mais uma camada de cebolas, pimentões e alho, e também as azeitonas.Regue com azeite português extravirgem.Asse por aproximadamente de 12 a 15 minutos.Coloque os ovos cozidos na água quente (muito delicado).Quando tirar o bacalhau do forno, acrescente os ovos no prato.Tempere com pimenta do moinho e coloque as folhas de salsa. Por fim,sirva com o molho aioli.
 

________________________________________________________________

Iva.jpg
A-quinta-do-Bacalhau.jpg

Essa receita foi um oferecimento da Iva Marcasso, 
proprietária do restaurante A Quinta do Bacalhau, 
confira essa e outras delícias no local.

 

Informações e reservas pelo telefone: 
(11) 4616-5481 / 99390-4033


E-mail: contato@aquintadobacalhau.com.br
Almoço: de Terça a Quinta das 12h às 16h 
e no Domingo das 12h às 17h
Almoço e Jantar: As Sextas e Sábados das 12h às 23h


Estrada de Caucaia, nº 1.597 
Caucaia do Alto – Cotia – São Paulo
Acesso pelo km 39 da Rodovia Raposo Tavares