logo_revistavaloriza_250px.png

Ravióli com Camarão
by Mau Paroni

Nada mais delicioso do que uma bela massa artesanal e reconfortante para um almoço especial do Dia das Mães, não é mesmo? O ravióli é uma variedade de pasta all'uovo, ou massa de ovos  recheada,  típica da culinária Italiana. Aprenda a fazer esta deliciosa receita de ravióli com  camarão  e sinta-se um verdadeiro chef italiano. Sua família e especialmente , sua mamãe, vão adorar! Não tem segredo e também não requer muita habilidade, somente dedicação e tempo, nada mais justo para retribuir o que ela fez e faz por você todo o tempo. Buon appetito!

 

foto_lado_gastronomia_05.jpg

Ingredientes

Massa:

300g de farinha de trigo

3 ovos

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de azeite

 

Recheio da massa

200g de ricota

1 colher de chá de noz moscada

1/2 xícara de manjericão

 

 

Molho:

2 dentes de alho

1 colher de sopa de alecrim fresco

10 tomates cerejas

2 colheres de sopa de manteiga

100g de creme de leite

500g de camarão sem a casca e limpos

Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
 

Preparando a massa:

Disponha a farinha sobre uma superfície lisa formando uma espécie de montanha, abra um buraco no meio e adicione os ovos, azeite e o sal. Misture delicadamente a farinha com as mãos de fora para dentro  do monte até que os ingredientes estejam bem misturados, feito isso sove a massa sempre apertando com a mão trazendo a massa de fora pra dentro e empurrando no centro até afundar. Repita este procedimento por cerca de 10 a 15 minutos até que a massa fique lisa e homogênea.

Cubra a massa com um pano úmido e deixe descansar por cerca de 1 hora antes de abrir.

 

Recheando os raviólis:

Em um processador coloque a ricota, a noz moscada, o manjericão, uma pitada de sal, uma de pimenta do reino e um fio de azeite, bata até que fique bem misturado e reserve. 

Caso não tenha uma máquina de abrir massas, enfarinhe a bancada e abra a massa com um rolo de macarrão até que fique com uma espessura de mais ou menos 2mm, o ideal é que a massa fique retangular e comprida.  Faça bolinhas com o recheio, mais ou menos do tamanho de uma colher de chá, e espalhe sobre metade da massa com uma distancia de 2cm entre eles, pincele água nos intervalos para ajudar a grudar a massa, em seguida cubra com a outra metade, com as mão aperte delicadamente entre os recheios e com uma carretilha corte os raviólis em formatos quadrados. Coloque entre panos enfarinhados e descanse por mais uma hora.

 

Molho e finalização:

Leve uma panela grande de água salgada para ferver. Uma vez que a água estiver fervendo, adicione os raviólis. Cozinhe até que estejam flutuando, cerca de 4 minutos. Cuidadosamente retire e escorra.

Enquanto isso, derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma outra panela grande em fogo médio. Adicione o alho e refogue até dourar. Acrescente os tomates cortados longitudinalmente e cozinhe até ficarem ligeiramente amolecidos, cerca de 2-3 minutos. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Lave o camarão e, em seguida, seque com uma toalha de papel. Adicione os camarões ao tomate e cozinhe até que fiquem rosa, cerca de 2-3 minutos. Adicione o ravióli na panela com o camarão. Misture delicadamente o creme de leite, 1 colher de sopa de manteiga e meia colher de sopa de alecrim. Tempere com sal e pimenta. 

Dica: Adicione uma colher da água do cozimento do ravióli se o molho parecer muito grosso.

Para finalizar, decore com o alecrim  restante e sirva.

 

________________________________________________________________

Essa é uma receita original by Mauricio Paroni.  Confira essa e outras delícias no site da Revista Valoriza na seção gastronomia. www.revistavaloriza.com.br .

E se fizer a receita, publique com a #receitasvaloriza e #revistavaloriza.